Uma necessidade das empresas com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é que os funcionários, terceiros e contratados com logins no ambiente é ter um termo de aceite.
Algumas empresas já o fazem na admissão de colaborados ou contratação quando terceiros. Esses termos de uso frequentemente se tornam obsoletos e enviar por email nem sempre se tem a “prova” de que o colaborador leu os novos termos.
Por outro lado, mesmo que não tenha renovação dos termos, um registro de que o colaborador leu periodicamente para relembrá-lo das normas de segurança é desejável para muitas empresas ou corporações.
Criando os Termos de Uso
O termo de uso precisa ser alinhado com o departamento legal junto com RH, uma vez que existem padrões e termos obrigatórios.
Uma vez definidos, gere um PDF que fará upload no portal do Azure em Acesso Condicional em Gerenciamento – Termos de Uso:
Veja que nessa opção já será onde poderemos auditar quem leu os termos e também fazer upload em diversos idiomas!
Importante: Veja a opção Periodicidade onde deixei como Mensal para que todos os meses (a cada 30 dias) os usuários tenham que aceitar novamente os termos. Outro item importante é a opção Exigir que os Termos sejam Expandidos.
Criando a Regra de Acesso Condicional para Termos de Uso
Para criar a Politica de Acesso, use o menu Politicas:
Nas politicas defina como regra de Permissão o Termo de Uso criado anteriormente. Veja que se houverem diversos termos de uso por conta de colaboradores e terceiros terem diferentes regras, poderá escolher qual se aplica.
No exemplo acima, seguimos a recomendação de termos uma politica de acesso especifica para os Termos de Uso e obrigando a leitura.
Claro que existem outras opções como a quem se aplica, regras combinadas, etc.
Resultado
E aqui o resultado, a cada 30 dias eu preciso expandir o Termo de Uso para acessar os recursos do Office 365:
No caso, eu já havia expandido os termos para que o botão Acessar estivesse habilitado